Cinco acessórios que tornam o pilates mais desafiador

Para otimizar os resultados e trazer novos desafios aos praticantes, a utilização de acessórios possibilita variar os exercícios.

O pilates é uma técnica que permite o controle consciente de todos os nossos músculos. Para otimizar os resultados e trazer novos desafios aos praticantes, a utilização de acessórios possibilita variar os exercícios. Mesmo não sendo originários da modalidade criada por Joseph Pilates, alguns aparelhos ajudam a diversificar os movimentos e auxiliam a atingir os princípios fundamentais de concentração, respiração, alinhamento de todos os ossos e músculos, controle de centro, eficiência e fluência dos movimentos.

Entre as opções, a seguir apresentamos cinco acessórios que trazem desafios para estimular o corpo e a mente dos praticantes de pilates, além de tornar as aulas mais dinâmicas e criativas.

 

bosu-pilates

Bosu

Semelhante a uma bola cortada ao meio, este aparelho é utilizado durante os treinos funcionais. Trabalha a coordenação motora e o equilíbrio, além de fortalecer a musculatura. É um acessório versátil que permite o desenvolvimento da propriocepção de todo o corpo, pois desafia o praticante em todas as posições como deitada, sentada, ajoelhada, quatro apoios, em pé etc.

Orbit

É um acessório de base instável, com rodas que permitem o giro de 360 graus para a realização de movimentos com grandes amplitudes e tridimensionais. Além de desafiar o corpo de forma integra, seu uso também torna as aulas mais divertidas.

SAIBA MAIS: Como o pilates potencializa o seu desempenho em 7 modalidades esportivas

 

tye4-pilates

TYE4

Tem como principal função promover assistência e resistência ao mesmo tempo em que facilita os movimentos. Aliado aos exercícios do pilates, potencializa a informação sensorial e motora no corpo para facilitar a dinâmica e estimular a intensidade, o volume e o fluxo do trabalho corporal em geral. Além disso, desafia o corpo através da estimulação da progressão dos movimentos funcionais já realizados.

Slide Board

Esta é uma plataforma instável de deslizamento com grande versatilidade. Seu uso permite a realização de exercícios específicos de força, equilíbrio, estabilização, agilidade, flexibilidade e até mesmo treinos aeróbicos. Exige bastante ativação da musculatura intrínseca do core, responsável pela estabilização das articulações. Como não possui impacto, trabalha a musculatura mais superficial de forma segura.

 

columpio-pilates-aéreo

Columpio - Pilates aéreo

É uma técnica inovadora de exercícios realizados em suspensão para desafiar o aluno a superar seus limites. As aulas acontecem com auxílio do Columpio, um equipamento em tecido leve, formado por alças para mãos e pés, cordas e um balanço, tudo preso ao teto. Esta atividade oferece maior ganho de força devido à resistência do peso do próprio corpo, além de um significativo aumento da flexibilidade muscular e melhora na circulação sanguínea. Os exercícios na posição invertida são indicados para alívio das dores nas costas e melhora no alinhamento postural, pois provocam descompressões na coluna.

CONHEÇA O HIIT PILATES, MODALIDADE QUE UNE PILATES COM TREINAMENTO FUNCIONAL, INTERCALANDO EXERCÍCIOS DE ALTA INTENSIDADE COM PEQUENOS DESCANSOS. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NA AULA EXPERIMENTAL!

 

Com estes e outros acessórios, as aulas no Studio de Pilates Sal da Terra, uma das unidades do Grupo Uno, são mais dinâmicas, desafiadoras e proporcionam ótimos resultados sempre com foco em manter vivos os princípios fundamentais que originaram o pilates.