Como o pilates potencializa seu desempenho em sete atividades

A prática permite o controle consciente de todos os nossos músculos

O pilates trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo em que promove a reeducação do movimento para levar ao equilíbrio entre corpo e mente. Por trazer diversos benefícios, essa modalidade auxilia na performance e condicionamento de atletas em vários esportes. Confira alguns deles.

 

Futebol

Melhora o equilíbrio muscular, estático e dinâmico, além de promover maior controle postural em movimentos específicos. Estabiliza a musculatura paravertebral, do abdômen e dos glúteos, importantes para a realização do chute. Ainda aumenta a eficiência dos movimentos e reduz as lesões articulares e musculares.

 

Natação

 

Auxilia na correção da postura, no alinhamento das escápulas, do quadril e da coluna, melhorando a distribuição de força e massa muscular nestas regiões. Intensifica o equilíbrio, a flexibilidade e a consciência dos movimentos, prevenindo possíveis lesões.

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Surf

 

Otimiza o equilíbrio, a agilidade e a flexibilidade. Também fortalece coluna, braços e pernas para facilitar a remada. Desenvolve a concentração e o aumento da coordenação neuromuscular, além de atuar no alívio das dores lombares, no pescoço e nos joelhos.

Corrida

 

Corrige a biomecânica dos atletas e atua na preparação, na prevenção de lesões e no processo de reabilitação. Com maior concentração, controle da respiração e precisão nos movimentos, melhora a postura, aumenta a força muscular, o alongamento e a mobilidade articular.

Tênis

 

Intensifica agilidade, resistência e força. Amplia a coordenação espaço-temporal e ajuda a desenvolver uma musculatura equilibrada, com ênfase aos braços e ombros, trabalhando harmonicamente o lado dominante e o não dominante do atleta. Melhora a explosão do movimento e o tempo de resposta do atleta. Também fortalece o alongamento de ombros, cotovelos e punhos para prevenir tendinites, bursites e demais lesões.

Dança

 

O equilíbrio e a concentração conquistados com o pilates são essenciais para quem pratica dança e deseja precisão nos movimentos. Aliar as duas modalidades garante maior leveza e fortalecimento muscular.

Basquete

 

O pilates direcionado a praticantes de basquete é focado em força, resistência e respiração para oferecer melhor condicionamento físico, equilíbrio e coordenação motora. Também fortalece a região central do corpo, tão importante para manter a postura durante os jogos.