Pratique atividades físicas e ganhe disposição para o dia todo

Exercícios liberam endorfina e despertam a sensação de bem-estar

Assim como uma máquina deve ser aquecida para funcionar, nosso corpo precisa se movimentar para gerar a energia que necessitamos diariamente. Desta forma, a recomendação da Organização Mundial da Saúde de, no mínimo, 150 minutos semanais de atividades físicas leves ou moderadas ou 75 minutos de atividades de maior intensidade deve ser seguida para termos mais disposição.

Exercitar-se é tão importante para recarregar as baterias quanto dormir e se alimentar. Quando a escolha é por treinos aeróbicos, como corrida, zumba, bike ou natação, temos mais disposição no nosso cotidiano e ganhamos ótimos aliados para queimar calorias e emagrecer.

[VÍDEO]: NOSSOS PROFESSORES RAQUEL TEIXEIRA, DE FITNESS, E RAFAEL PABST, DE MODALIDADES AQUÁTICAS, EXPLICAM A DIFERENÇA ENTRE MUSCULAÇÃO E EXERCÍCIOS AERÓBICOS. ELES TAMBÉM RESSALTAM O QUE VOCÊ DEVE CONSIDERAR NA HORA DE ESCOLHER UM OU OUTRO.

Qualquer período do dia é propício para a prática de exercícios. Porém, quando feitos pela manhã trazem ainda mais benefícios, pois estimulam o organismo a sair do estado de repouso ou preguiça e despertam a sensação de prazer e bem-estar. Atividades físicas ainda liberam endorfina, melhoram o ânimo, o tônus muscular e a energia em nosso organismo.

Quando o corpo se movimenta, muitos processos fisiológicos e psicológicos acontecem. Uma das formas de perceber isso é durante a corrida, por exemplo. Com este exercício aumentamos a capacidade do músculo de se contrair, a frequência cardíaca, o metabolismo e a temperatura corporal.

Manter-se em movimento também combate o envelhecimento precoce, diminui a taxa de gordura do organismo, melhora a coagulação sanguínea e beneficia a resistência óssea. Além disso, o corpo de quem faz atividade física com regularidade se acostuma com o ritmo e a pessoa sente cada vez mais vontade de se movimentar.

[INFOGRÁFICO]: DESCUBRA O POTENCIAL DE DIFERENTES EXERCÍCIOS E QUAL DELES SE ADAPTA MELHOR AO SEU PERFIL

Se você ainda não conseguiu mudar a rotina e inserir atividades no seu dia a dia, uma boa dica é começar devagar. Inicie com caminhadas de 15 minutos e conforme for percebendo os benefícios e as mudanças em seu corpo, aumente o tempo e a intensidade das atividades. Se optar por exercícios em academias, procure profissionais capacitados, que desenvolvam treinos específicos para seu perfil e suas necessidades.