Quatro atividades aquáticas para aproveitar o verão

Exercícios com o corpo submerso estimulam a circulação sanguínea

Os dias quentes estimulam ainda mais a prática de atividades aquáticas. Além de refrescar, os exercícios feitos dentro da piscina trazem diversos benefícios para o corpo. Entre os mais importantes estão a redução do impacto nas articulações e a melhora da circulação sanguínea. Esta última estimulada pelo efeito massageador que a pressão hidrostática exerce no corpo quando estamos submersos.

Além disso, atividades na água mantêm o corpo em temperatura estável, o que potencializa o resultado físico, pois mantém a intensidade do exercício. Também são ótimas para auxiliar na prevenção e redução de inchaços e de celulites.

Por isso preparamos uma lista com as principais atividades aquáticas e os benefícios de cada uma delas para quem pretende manter o corpo ativo e ainda se refrescar.

Natação

Considerado um dos esportes mais completos, a natação mobiliza e trabalha todo nosso organismo de forma equilibrada. Também fortalece os músculos, dá resistência, auxilia na perda de peso, melhora o condicionamento cardiorrespiratório e corrige a postura. É uma atividade indicada para todas as idades, inclusive gestantes e bebês. Saber nadar é um seguro de vida.

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Hidroginástica

A hidroginástica coordena exercícios musculares e momentos de relaxamento para aumentar o condicionamento físico. Também traz benefícios para os sistemas cardiorrespiratório e vascular e intensifica o retorno venoso. Para praticar esta modalidade não é preciso saber nadar ou mergulhar. Durante os exercícios há 90% de redução na sobrecarga do peso corporal, com a água na altura do peito, o que diminui o impacto e o esforço nas articulações e evita o aparecimento de lesões.

Hidrobike

Esta modalidade de atividade aquática combina exercícios de força, resistência e cardiorrespiratórios e cardiovasculares. Promove um alto gasto calórico, possui baixo risco de lesão, reduz sobrecarga nas articulações e na coluna, além de tonificar os músculos. Também é indicada para pessoas em processo de reabilitação, limitação articular, fibromialgia, obesos e gestantes.

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Hidropower

Esta é uma modalidade avançada de hidroginástica com exercícios intensos, de maior empenho físico, baixo impacto e maior queima de calorias. Além das atividades aeróbicas mais intensas, também utiliza equipamentos que aumentam o esforço e a carga de trabalho durante as aulas. As aulas de hidropower têm uma hora de duração, são dinâmicas e criativas, trabalham todos os músculos do corpo, deixando abdômen, costas, glúteos, braços e pernas mais definidos.