Cinco dicas para adequar os exercícios a seus objetivos

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A conquista de um corpo saudável passa pela avaliação entre o que você precisa e quais exercícios vão ajudar a alcançar estes objetivos. Então, o primeiro passo para quem deseja iniciar os treinos é elaborar um planejamento de atividades com base em suas necessidades.

Por isso, elaboramos esta lista a seguir para auxiliar a encontrar o que é melhor para você.

1 – Antes de iniciar uma rotina de atividades, é importante passar pelo Momento de Planejamento e Integração (MPI), quando as condições físicas do aluno são avaliadas e, a partir delas, um plano individualizado de treino é elaborado;

2 – Opte por locais em que haja o acompanhamento de profissionais capacitados. Uma conversa personalizada entre aluno e instrutor permite identificar objetivos e planejar aulas adequadas ao perfil de cada um;

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3 – Certifique-se que o esquema de exercícios leva em consideração suas necessidades físicas, estilo de vida, rotina e limites;

4 – Ao longo do tempo, faça uma reavaliação de suas necessidades. Se no início o objetivo era apenas perder peso, pode ser que após alguns meses também seja necessário direcionar o treino para o fortalecimento muscular;

5 – Mantenha sempre uma alimentação balanceada. Só assim será possível alcançar os objetivos traçados inicialmente.

Cada pessoa apresenta necessidades específicas, que levam em conta sua genética, biotipo e estilo de vida. Além disso, a possibilidade de exercícios também é variada e, para cada finalidade, há mais de uma opção a escolher. Veja alguns exemplos:

Quando se busca a eliminação dos pneuzinhos da barriga, por exemplo, pode-se intensificar a prática de abdominais. Entre as possibilidades, o abdominal lateral, além do emagrecimento, auxilia no fortalecimento muscular desta região.

Para quem precisa fortalecer os braços, exercícios de tríceps aparecem como opção e devem ser realizados com técnica e ajustes biomecânicos corretos.

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A correção postural é um dos principais objetivos da prática de pilates. Também desenvolve o fortalecimento ósseo e ligamentar, aumenta a flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

Já na natação, o fortalecimento muscular é apenas um dos benefícios. Considerado um dos esportes mais completos, é indicado para várias situações, entre elas a melhora do condicionamento cardiorrespiratório.