Quatro exercícios para fortalecer as pernas

Variar as atividades garante mais benefícios

A rotina de horas sentadas ou em pé diariamente para trabalhar pode prejudicar as pernas, uma parte muito importante do nosso corpo e uma das áreas com maior tendência ao cansaço e fadiga. Além disso, a compressão excessiva sobre vasos sanguíneos e a falta de movimento que a posição causa pode levar à retenção de líquido, inchaço e varizes.

Aliados a uma alimentação equilibrada, os exercícios físicos são a melhor forma de manter a tonificação muscular das pernas, fortalecê-las, melhorar a circulação sanguínea e linfática, prevenir lesões e ainda melhorar a mobilidade das articulações. Por isso, a seguir apresentamos uma lista com quatro atividades e como elas agem no fortalecimento dos membros inferiores.

1 – Agachamento

Simples e eficiente, o agachamento está no topo da lista entre os exercícios mais completos para fortificar as pernas. Ele reproduz um padrão motor básico e por isso pode ser realizado por grande parte das pessoas, desde que não apresentem problemas articulares ou lesões que possam ser agravadas.

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2 – A fundos

Semelhante ao agachamento, esta atividade é realizada com uma das pernas à frente durante cada série. Também oferece tonificação muscular e fortificação para as pernas.

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3 – Step

Além de queimar calorias, este exercício oferece tonificação muscular. Praticado com auxílio de um degrau e seguindo a coreografia de movimentos, trabalha a musculatura dos membros inferiores e ainda aumenta a capacidade respiratória e cardiovascular.

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4 – Ponte

Sem necessidade de aparelhos, este exercício é ótimo para melhorar a força muscular dos glúteos e dos músculos posteriores da coxa. A função fisioterápica desta atividade também é bastante explorada, pois pode melhorar o equilíbrio, tratar lesões, prevenir quedas, aliviar dores e ainda auxiliar na correção postural.