5 atividades físicas para idosos

Incluir pilates, hidroginástica e musculação na rotina garante mais qualidade de vida

Dados do IBGE mostram que na última década o número de pessoas acima de 60 anos aumentou em 8,5 milhões no Brasil. Para todos os 207 milhões de habitantes do país, envelhecer com saúde é um dos principais desafios. Por isso, conhecer atividades físicas para idosos é uma das melhores formas de manter a qualidade de vida.

A boa notícia é que, quem ainda não atingiu a terceira idade pode começar a se preparar para viver mais saudável desde agora. Isto porque, quem pratica atividade física por um longo período de tempo desenvolve melhor condicionamento físico, maior resistência e coordenação motora. E, quando passar das seis décadas de vida, estará ainda mais preparado fisicamente.

Para mostrar todos os benefícios que as atividades físicas para idosos oferecem, preparamos uma lista com cinco atividades físicas que podem ser adaptados às limitações de cada idade.

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Alongamento

O alongamento é um exercício importante antes de qualquer atividade física. Ele ajuda a prevenir lesões e também trabalha vários grupos musculares. Incluir a prática no dia a dia ajuda a aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações. Também favorece a circulação sanguínea e melhora a capacidade de realizar tarefas diárias.

 

Pilates

O pilates é ótimo para quem já está na terceira idade, pois melhora a flexibilidade e o equilíbrio, aumenta a concentração e a resistência. Além de contribuir para sua saúde psicológica, motiva a se exercitar cada vez mais e amplia sua capacidade física.

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Caminhada

A caminhada é uma atividade física simples e de baixo impacto que pode diminuir e prevenir incapacidades físicas. Incluir o exercício na rotina de idosos contribui para a aceleração do metabolismo, melhoria dos sistemas respiratório e circulatório e fortalecimento dos músculos das pernas. Quando realizada na rua, também amplia as relações sociais. Neste caso, é preciso atenção para o uso de calçados adequados e aos obstáculos do caminho.

Musculação

Na terceira idade, a musculação pode ser uma ótima aliada para recuperar movimentos perdidos com o passar do tempo. Também é indicada para reduzir os sintomas de algumas doenças como artrite, diabetes, osteoporose e até depressão. Levantar pesos duas ou três vezes por semana também auxilia na construção de massa muscular e densidade óssea. Outro benefício do treinamento com força, quando em conjunto com exercícios aeróbicos, é melhorar a saúde mental e emocional dos idosos.

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Hidroginástica

Com menor impacto que a caminhada, a hidroginástica ajuda a fortalecer as musculatura e melhora a condição cardiovascular. É altamente recomendada para pessoas na terceira idade que possuem problemas ósseos e de articulação. O contato com a água também traz outros benefícios, como a vasodilatação nas vias respiratórias, maior flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora.

 

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