6 exercícios para aumentar o desempenho no futebol

Um treino adequado ajuda a melhorar velocidade, força e resistência

Queridinho de brasileiros e brasileiras que adoram uma atividade coletiva, o futebol é um esporte que exige bastante preparação física. Velocidade na corrida, agilidade, força, resistência e flexibilidade são algumas habilidades que os praticantes precisam desenvolver para aumentar seu desempenho no futebol.

Mesclar atividades de base aeróbica e anaeróbicas é o ideal para elaborar um treino eficaz. Estar em forma é importante também para evitar problemas nas articulações, torções e outros problemas durante saltos e arranques. Uma musculatura bem trabalhada também ajuda a proteger ligamentos e articulações.

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Para ajudar quem escolhe o esporte como atividade física para manter o corpo em forma, a seguir mostramos seis exercícios complementares que ajudam a melhorar a performance em campo.

1 - Aqueça e alongue

Antes de tudo, é preciso alongar e aquecer o corpo. Reserve ao menos 15 minutos para um aquecimento cardiovascular e dos membros inferiores. Para quem joga na posição de goleiro, também é importante dar atenção aos membros superiores, como tríceps e ombros.

desempenho no futebol

 2 - Abdominal

Incluir a prática de abdominais no programa de treino ajuda a tonificar e fortalecer a musculatura do abdômen, melhorando a postura e o equilíbrio muscular. Além disso, aumenta a resistência e o controle da respiração.

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3 - Agachamento

O agachamento exige bastante do físico, mas é fácil de aprender e ainda ajuda a melhorar a postura. É ótimo para proporcionar novos estímulos ao corpo, aumentar a massa muscular, definir quadríceps, tonificar glúteos e ainda aumentar o gasto calórico.

4 - Elevação da panturrilha ou ponta de pé

Este exercício ajuda a fortalecer os tríceps da panturrilha e o músculo gastrocnémio, que dão resistência às pernas quando estamos em pé. Para jogadores de futebol, auxilia na impulsão do salto para cabecear.

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5 - Corrida

A corrida dominam boa parte de um jogo de futebol. Intercalada entre curtas e longas, quando feita com frequência é um exercício aeróbico que aumenta o condicionamento físico do jogador e auxilia a atingir seu máximo potencial.

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6 - Flexão de joelhos

O exercício que consiste em dobrar os joelhos com os pés em direção aos glúteos é classificado como uma atividade de deslocamento monoarticular. Por isso, é indicado para melhorar a capacidade do músculo posterior da coxa. Pode ser feito com peso nas canelas para intensificar os benefícios.

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