Mantenha as atividades aquáticas no inverno

Exercícios são aliados no tratamento de problemas respiratórios

Praticar atividades aquáticas no inverno é uma das formas mais eficazes de tratar problemas respiratórios nesta época do ano. Ao contrário do que muitos pensam, cair na piscina para se exercitar nos dias frios não causa resfriados ou crises asmáticas. Estes benefícios são atingidos desde que tomadas as precauções necessárias. Entre elas, evitar o choque térmico, agasalhar-se bem com roupões ou toalhas ao sair da piscina e não permanecer com a roupa molhada no corpo.

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Exercícios aquáticos aumentam nossa capacidade cardiorrespiratória, pois ao exigir a imersão da cabeça na água, promovem uma expiração forçada pelo nariz e a expansão torácica. Além disso, os exercícios também melhoram a musculatura e abrem as vias aéreas para facilitar as trocas gasosas.

Quem já pratica atividades físicas também deve ficar atento para a importância de manter os treinos no inverno. Interromper por completo o ritmo dos exercícios prejudica o desempenho e os resultados já conquistados. Já que, ao retornar à rotina daqui dois ou três meses, terá de recomeçar para atingir os mesmos níveis de fortalecimento e resistência.

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Nove motivos para praticar atividades aquáticas no inverno

1 -  O vapor do ambiente com a piscina aquecida ajuda a manter vias aéreas umidificadas;

2 - Crises de asma, rinite e outras doenças respiratórias diminuem com os exercícios;

3 - A musculatura cardiorrespiratória é fortalecida e a pressão da água melhora a circulação sanguínea;

4 - Músculos das costas, braços, pernas e abdômen se mantêm fortalecidos;

5 - Ajuda a controlar o peso, já que no inverno a tendência é aumentar o consumo calórico;

6 - A queima calórica aumenta no frio;

7 - Previne diabetes, colesterol alto e hipertensão;

8 - Mantém a autoestima em alta;

9 - Depois dos exercícios aquáticos o corpo relaxa e as contraturas causadas pelo frio reduzem, o que melhora também a qualidade do sono.