Emagrecer no inverno? Sim, é possível!

Metabolismo acelera para manter a temperatura interna do corpo.

Para a nutricionista do Grupo Uno, Roberta Volkart, é muito comum escutar no consultório que nesta época do ano não se pode fazer dieta, pois são muitas as ofertas e desejos por alimentos mais calóricos. Porém, emagrecer no inverno é, sim, possível!

A especialista ressalta que, mesmo que haja um fator psicológico envolvido em “comer mais”, é preciso entender que o frio é um aliado no emagrecimento e na manutenção do peso adequado.

Quando a temperatura ambiente baixa, o metabolismo acelera, pois o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura interna. Seguindo uma alimentação balanceada e mantendo hábitos saudáveis, o frio auxilia no emagrecimento. Por isso, é preciso atenção para garantir uma dieta equilibrada.

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Com escolhas certas, é possível ingerir nutrientes e vitaminas importantes para suprir nossas necessidades diárias. Pensando nisso, a nutricionista apresenta nove dicas para manter o essencial no prato e ainda aquecer o corpo.

emagrecer no inverno

1 - Faça refeições regularmente

Um das primeiras dicas para evitar que o frio nos faça “enfiar o pé na jaca” é comer regularmente. Fazer pequenas refeições ao longo do dia, com alimentos que dão maior saciedade e possuem mais fibras, evita o consumo de guloseimas calóricas fora de hora.

2 - Aposte nos vegetais

Apesar de nutritivas, as saladas não estão entre as opções mais apetitosas para o inverno. Por isso, aposte no consumo de vegetais em pratos quentes como suflês, refogados, tortas de legumes, sopas e até em versões salteadas. Mas é preciso atenção à escolha dos ingredientes que acompanham as receitas para evitar o excesso de calorias.

3 - Tenha frutas sempre à disposição

Ter frutas por perto é sempre uma solução para os momentos em que bate a vontade de comer alguma coisa. Laranja, maçã, morango e bergamota predominam na estação. Apostar nas versões cristalizadas ou desidratadas é uma ótima opção para manter os nutrientes na dieta.

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4 - Abuse das gorduras boas

Já que o frio pede calorias, o ideal é ingerir ingredientes com as chamadas gorduras boas. Nesta categoria estão o abacate e as sementes oleaginosas como castanhas, avelãs e nozes.

5 - Troque o chocolate pelo cacau

As tardes frias são um convite para saborear chocolate quente. Para consumir a bebida sem ficar com peso na consciência, substitua o achocolatado pelo cacau em pó. A vantagem está em o chocolate puro ser um produto natural e não possuir açúcar em sua composição. Assim, você mantém o sabor e os nutrientes com menos calorias.

6 - Prefira os integrais

Quando comer pães e massas, opte pelas versões integrais dos alimentos, que levam mais tempo para serem digeridas e prolongam a sensação de saciedade. No caso das massas, escolha bem os acompanhamento. Prefira os molhos à base de tomate que são menos calóricos que o molho branco.

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7 - Aqueça-se com chás

Digestivos, calmantes, termogênicos e até energéticos. São várias as opções de chás que podem ser ingeridas ao longo do dia. Além de ajudar a manter o corpo aquecido, ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

8 - Atenção ao jantar

Aproveite o almoço para pratos mais fortes. À noite, priorize refeições leves e nutritivas como saladas com grãos cozidos como lentilha, grão de bico ou quinua acompanhados de legumes.

9 - Pratique exercícios

Além da alimentação correta, manter uma rotina de atividades físicas ajuda o corpo a enfrentar o frio e queimar as calorias ingeridas em excesso nos dias mais frios.