Exercícios depois da gravidez: 5 dicas que toda mãe deve conhecer

Praticar exercícios depois da gravidez ajuda a recuperar a musculatura abdominal

Voltar às atividades físicas após o nascimento de bebês pode ser mais fácil do que parece para muitas mães. Os exercícios depois da gravidez, quando realizados dentro dos limites estipulados pelo médico, trazem diversos benefícios para a mulher. Ao se exercitar, seguindo as orientações de um profissional qualificado, ela consegue tonificar e recompor os músculos abdominais e pélvicos, que exigem maior esforço tanto na gravidez quanto no parto.

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Para ajudar as mamães a manterem o corpo em movimento e ainda ganhar mais força e disposição, preparamos as dicas seguir.

1 - Respeite o tempo de seu corpo para fazer exercícios depois da gravidez

Para cada tipo de parto há uma recomendação sobre a volta aos treinos. Quando o parto foi normal, com uma recuperação rápida, normalmente a orientação médica é para que o retorno aos exercícios aconteça após 15 dias, sempre iniciando por atividades mais leves como caminhada, alongamento, pilates e ioga.

exercicios depois da gravidez

Quem passou por cesarianas deve esperar um pouco mais para se exercitar novamente. Nestas situações, como a recuperação é mais lenta, o ideal é voltar à academia entre 40 e 60 dias após o parto. Faça isso de forma leve, com caminhadas e alongamento de braços e pernas, para não forçar muito a musculatura abdominal. Gradualmente, aumente a intensidade até recuperar a rotina.

2 - Espere um pouco mais para fazer atividades aquáticas

Tanto as mães que tiveram parto normal como que fizeram cesariana precisam esperar a liberação do obstetra para praticar atividades aquáticas. Isso acontece, geralmente, por volta de 45 dias após o nascimento do bebê, quando o colo uterino já está fechado, reduzindo assim os riscos de infecções.

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3 - Exercite-se sempre após o bebê mamar

Praticar atividades físicas ajuda na produção de leite materno. Mas é preciso estar atenta para que os exercícios sejam realizados após o bebê já ter mamado. Além de ser desconfortável para a movimentação, estar com o seio cheio leite durante a realização de atividades aeróbicas pode provocar a produção de ácido lático. Em alguns casos, isso causa cólicas nas crianças.

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 4 - Aposte nos abdominais

Um dos exercícios que mais auxiliam a mulher na retomada do treino pós-parto é o abdominal. Iniciando com intensidade leve e cadenciando os movimentos com a respiração, esta modalidade ajuda a tonificar e fortalecer a musculatura do abdômen. A atividade ainda contribui para melhorar a postura e proteger a coluna, que agora se esforça mais ao carregar o bebê.

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5 - Lembre-se de trabalhar a região pélvica

Pilates é uma das atividades físicas que auxiliam na tonificação da região pélvica. Os exercícios ajudam a mulher a reconquistar a força e a flexibilidade de antes da gestação, bem como recuperar e fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, responsável pela sustentação dos órgãos reprodutores.

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