HIIT – TREINO DE ALTA INTENSIDADE PARA AUXILIAR NO EMAGRECIMENTO

O QUE É HIIT

O HIIT (High Intensity Interval Training) é um treinamento intervalado de alta intensidade, onde alternamos exercícios extenuantes com pequenos intervalos de recuperação.

O resultado desse treino é um elevado gasto calórico mesmo depois dos exercícios. Isso acontece por conta do efeito EPOC, excesso de consumo de oxigênio que mantém o metabolismo acelerado por horas.

A definição do HIIT permite que a prática possa ser feita com as mais variadas modalidades. Como por exemplo:

Corrida
Exercícios com o peso do corpo
Natação
Pilates


CUIDADOS

Antes de iniciar um treino de alta intensidade é necessário compreender que a intenção é aguentar os exercícios, mas sem expor o corpo a lesões. Por isso, os protocolos de treino podem ser alterados conforme a condição do aluno. Diminuir o número de séries ou aumentar o tempo de descanso, seria uma estratégia.

Outro ponto importante é o aquecimento e a volta à calma. É fundamental preparar o corpo para esse tipo de treino. Aquecer as articulações e a musculatura é indispensável para evitar lesões.


HIIT NA ESTEIRA

Um dos formatos mais práticos é o HIIT na esteira. E podemos variar os protocolos levando em consideração a condição física do aluno.

Por exemplo, o aluno que apresenta um bom condicionamento, poderia fazer tiros de corrida de 40 segundos e caminhadas de 20 segundos na recuperação ativa. A alternativa para iniciantes seria a combinação de tiros de 30 segundos com caminhadas de mais 30 segundos. (Menos tempo correndo e mais tempo descansando). Faça esse treino de 10 a 12 minutos no total.


HIIT COM PESO DO CORPO

Os exercícios de peso corporal também são ótimos para aproveitar os benefícios de um treino HIIT sem equipamentos. Isso porque não há necessidade de máquinas nem acessórios, o mais importante é ter espaço suficiente para executar com segurança cada movimento.

A sugestão seria escolher 4 exercícios:

Salto
Deslocamento lateral
Skeep
Burpee

Execute cada um deles por 30 segundos com intervalos de 15 segundos. Faça esse protocolo quatro vezes, somando 12 minutos de treino.


HIIT NA PISCINA

Muitos treinadores de natação utilizam o treino de alta intensidade com seus atletas, seja para aumentar o metabolismo basal e a queima de gordura ou ganhar resistência muscular.

Mas é interessante ressaltar que o aluno deve ter uma boa eficiência em seu nado. Caso contrário não conseguirá impor ao seu corpo uma boa intensidade.

A Sugestão para o HIIT em meio líquido seria 50 metros de nado crawl em alta intensidade combinado com 25 metros de nado peito para a recuperação ativa. Essa série poderia ser feita 10 ou 12 vezes.


HIIT PILATES

Os Studios de Pilates também já aderiram aos protocolos do HIIT e disponibilizam aulas que utilizam acessórios e exercícios do Mat Pilates para proporcionar um maior gasto calórico aos praticantes.


CONCLUSÃO

A conclusão é que realmente o treino HIIT é uma ótima estratégia para quem tem pressa em conquistar resultados ou não tem muito tempo para treinar.

Fechar Menu